Portugal é o país com pior acessibilidade à habitação na Europa
Portugal tem a pior relação entre o preço das casas e o rendimento familiar per capita, segundo os últimos dados do Eurostat, divulgados no dia 8 de abril. O indicador utilizado é o rácio preço/rendimento normalizado na habitação, que compara o valor atual desse rácio com o seu valor médio de longo prazo, calculado desde 2000 até aos dados mais recentes disponíveis. Um rácio de 100 pontos significa que o valor atual é igual à média de longo prazo.
A imagem ao lado, com base na última atualização do Eurostat, mostra que Portugal e o Luxemburgo são os únicos países em que o rácio preço/rendimento normalizado para a habitação ultrapassava, à data, o limite de 120 pontos. Na verdade, Portugal tinha o pior indicador, com 127,6 pontos, ficando o Luxemburgo um pouco abaixo, com 122,5.
Ver maisPortugal é país da OCDE onde é mais difícil comprar casa: preços cresceram a um ritmo quatro vezes superior ao do rendimento médio
Nunca foi tão difícil em Portugal comprar casa, revelaram os dados mais recentes da OCDE (Organização para a Cooperação e Desenvolvimento Económico), citados hoje pelo jornal ‘Expresso’.
De acordo com o índice de acessibilidade habitacional, no terceiro trimestre de 2024 Portugal atingiu o valor mais elevado desde 2015 (quando começaram os dados), com 157,7 pontos.
No entanto, apontou a OCDE, Portugal não só tem o pior cenário de sempre, mas é também o país com acesso mais difícil à habitação nos 30 países da organização: está 36% acima da média da OCDE (115,7) e 50% acima da média da zona euro (104,7). Portugal é ainda o país, nos últimos 10 anos, onde o acesso à habitação mais se complicou: houve 58,33% de degradação no acesso à habitação.
Ver mais