Corrida ao financiamento do 1º Direito pelo PRR - top 15 municipal

Atualizado em agosto de 2024

Mantém-se a corrida dos municípios ao financiamento pelo PRR do Programa 1.º Direito, desde março de 2023 até agora. Na última atualização, em agosto de 2024, os 15 municípios com mais verba contratualizada eram liderados por dois municípios da Grande Lisboa (Lisboa e Oeiras), seguindo-se Setúbal. Matosinhos, que estava em 3º lugar há um mês, desce uma posição. Coimbra, da Região Centro, surge em 9º lugar e Loulé, do Algarve, em 12.º lugar. Neste top 15 deixou de figurar Angra do Heroísmo, da Região Autónoma dos Açores, que figurava no mês passado em 15.º lugar e continua a não estar incluído nenhum município do Alentejo nem da Região Autónoma da Madeira.

Clique no título para ver o gráfico dinâmico.

 

O gráfico dinâmico elaborado pel'O Contador, a partir de fontes públicas (portal Mais Transparência), permite perceber:

  • que ao nível do financiamento alavancado, há enormes diferenças entre os município
  • que ao nível do território, as verbas se concentram tendencialmente nas Área Metropolitana de Lisboa e na Região Norte.

Recomendamos a consulta do nosso painel da habitação no PRR para analisar as diferenças internas dentro de cada área regional (NUTII de 2013), perceber o peso dos grandes núcleos urbanos e constatar a dificuldade que os municípios com menos recursos têm em conseguir ter as suas candidaturas aprovadas.